Aikidô é uma arte marcial japonesa, fundada nos anos 20 pelo grão mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), conhecido entre os Aikidoístas como O-Sensei (grande mestre).
Apesar do Aikidô ter suas origens do Aikijujutsu (antiga arte marcial guerreira nos tempos do Japão Feudal), o Aikidô pode ser chamado de “A suave arte de defesa pessoal”.
Aikidô é diferente a exemplo do Judo, Karate, Jiu Jitsu e outras artes marciais aonde existem competições ou disputas que normalmente terminam com um vencedor e um perdedor. Vitória e derrota não são relevantes para a prática do Aikidô.
Treina-se Aikidô de forma alegre e descontraída, prevalecendo um grande sentimento de amor, companheirismo e uma grande preocupação quanto a integridade física de nossos parceiros de treino. O grande objetivo do Aikidô não é a destruição do inimigo, mas sim buscar a perfeição dos movimentos através de treinos persistentes ao mesmo tempo lapidando o nosso espírito e o nosso caráter, entrando em harmonia (Ai) com as leis do universo.
Seus movimentos são apenas de defesa, porém são plenos de vigor e energia (Ki). A utilização de força bruta não faz parte de suas técnicas (costuma-se dizer que o Aikidô se utiliza da força do oponente contra ele mesmo), treina-se Aikidô de forma suave e relaxada, pois suas técnicas baseiam-se em movimentos circulares. Com a utilização correta dos membros inferiores (quadris e pernas), chega-se no centro de equilíbrio do oponente, sendo este finalizado com quedas, imobilizações, chaves e torsões em vários pontos do corpo.
Aikidô é uma filosofia de vida, é o caminho (Do) para a busca do amor universal do entendimento entre os homens de todas as raças, é a busca da Paz. A cada dia que passa, cresce o número de adeptos dessa nobre arte, pessoas que tem em mente e coração o verdadeiro sentido do amor ao próximo.
Deixe um comentário